SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!

"Música é vida interior..."

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Veto no artigo 2º da Lei que torna obrigatório o ensino de Música na Educação Básica

Há um tempo atrás viemos com alegria anunciar a aprovação do projeto de lei que tornava obrigatório o ensino de música nas escolas de educação básica(http://espacomusicaljd.blogspot.com/2008/06/ol-amigos-com-muita-alegria-que.html). No entanto, hoje se sabe que um dos mais importantes artigos da lei, o artigo 2º, foi vetado. Justamente aquele que beneficiaria os mentores desta campanha a favor da música nas escolas, nós educadores musicais.

Com argumentos contraditórios, o governo justifica o veto com a possivel falta de profissionais com formação adequada ampliando as possibilidades a qualquer licenciado. Ou seja, lutamos por uma área que não será mais nossa. Além disso, a responsabilidade sobre a matéria música poderá ser avaliada como somente a habilidade de "tocar um violãozinho, ler umas notinhas e cantar musicas infantis". Desta maneira, o comprometimento com a música é zero, o comprometimento com uma área de conhecimento ainda não explorada em nossas crianças, a habilidade(inteligência) musical. Quem irá se responsabilizar por possíveis erros de tessitura vocal inadequada a idade infantil e conceitos errados repassados nas salas de aula?

Na verdade não estou questionando a capacidade de outros colegas licenciados em outras áreas. Há muita gente boa por aí, mas se fosse fácil eu teria feito letras, por exemplo, e estaria assim ampliando meu currículo estudando música informalmente para repassar "formalmente" aos alunos de uma classe de educação básica.

É importante nos mobilizarmos agora, não calar frente a este absurdo veto que vai contra as ideias da própria lei. Ensinar música é para educadores musicais assim como ensinar geografia é para licenciados nesta área especifica. Temo que música seja mais uma daquelas "matérias" onde os alunos relaxam depois de uma semana stressante ou onde o professor tem função de aquietar as crianças depois do recreio o que fatalmente irá acontecer.
Cecilia Laval - Licenciada em Música pela Universidade Federal de Pelotas
Profª de Técnica Vocal do Espaço Musical JD

Breve comentário do Prof José Daniel sobre o assunto:
"Realmente há muito o que comemorar sobre a aprovação do ensino musical nas escolas. O que não dá para entender é o fato de não ser obrigatório a formação do professor na área específica da música para exercer tal atividade. Desta maneira, o governo entra em contradição, pois existem inúmeras faculdades de licenciatura em música no país, formando centenas de professores todos os anos. Assim sendo, estes profissionais continuam na mesma situação em que se encontram: sem garantia de local para trabalhar e pôr seus conhecimentos em prática. É o mesmo que contratar um professor formado em Matemática para dar aulas de História. Já que existem as faculdades e as licenciaturas em música, o governo deveria respeitar estas instituições, por ele criadas, assegurando o direito de trabalho aos profissionais habilitados e formados para tal, nesta nova etapa da educação em nosso país. José Daniel (jdviolonista@yahoo.com.br) "

Era isso!

Um abraço

Um comentário:

José Daniel disse...

Muito bom Cecília, não podemos nos calar. O mínimo a fazer, é tornar este veto absurdo, conhecido por todas as pessoas envolvidas com educação musical. Passamos nossa manifestação adiante. José Daniel