SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!

"Música é vida interior..."

terça-feira, 3 de junho de 2008

IMPORTANTE: Música nas Escolas

Olá amigos
É com muita alegria que a sociedade brasileira eprincipalmente nós, educadores musicais, recebemos anotícia da aprovação da lei que tornará "obrigatório"o ensino da Música nas escolas públicas. Isso vaifazer com que o país tenha uma mudança significativano que refere-se ao ensino e a cultura. Veremosfuturamente o quanto às questões ligadas a violência,por exemplo, serão amenizadas em vista desteinvestimento na educação musical na vida escolar dosalunos. Pessoalmente, acredito que uma criança educada commúsica, conhecendo e vivenciando a arte em sua culturalocal, jamais atentará contra a vida de um cidadão. O que nós precisamos é de valores construtivos, enesse parâmetro, a Música exerce um papelimportantíssimo, cumprindo um função vital para areformulação de uma nova sociedade. Nós como educadores, ficamos na expectativa de quetudo isso seja posto em prática com muita seriedade eresponsabilidade, tanto pelos políticos, coordenadoresdo projeto, secretários e outros profissionais daeducação e principalmente pelos professores que terãoa missão de levar a arte musical a vida dos nossosfuturos brasileiros. Parabéns pela campanha em que muitos participaramativamente. Estamos muito orgulhosos por ter feitoparte dessa campanha e por ver este sonho se realizar.Viva a união do povo, viva a Música, viva o nossoBrasil.

Ass: José Daniel (Músico, educador musical efundador do Espaço Musical JD - Rio Grande / RS)

Leia a materia abaixo:

"Comissão da Câmara aprova por unanimidade Projeto deLei pela volta da educação musical na educação básica.
O Projeto de Lei 2732/2008, com relatoria do Dep.Frank Aguiar, que determina a obrigatoriedade doensino musical na educação básica, foi aprovado hoje,dia 28 de maio, ao meio-dia, por unanimidade pelaComissão da Educação, Cultura e Desporto da Câmara dosDeputados. Para ter valor de lei, falta apenas avotação na Comissão de Constituição de Justiça, o quedeve acontecer entre uma semana e 15 dias. A votaçãofoi acompanhada pelo Grupo de Articulação ParlamentarPró-Música (GAP), que é formado por 86 entidades, comouniversidades, associações e cooperativas de músicos.O Projeto de Lei é fruto de uma mobilização dessegrupo. O Projeto, originado no Senado sob o número 330/2006,é de autoria de Roseana Sarney (PMDB-MA) e relatoriade Marisa Serrano (PSDB-MT). Contou também com o apoioda Comissão de Educação, através dos senadores RobertoSaturnino, Sérgio Zambiasi, Romeu Tuma, CristóvamBuarque, Juvêncio da Fonseca e Leonel Pavan. Aaprovação no Senado também foi unânime. O ensino de música nas escolas foi retirado docurrículo na década de 1970. Com seu retorno, a idéianão é formar músicos profissionais, mas sim umreconhecimento dos benefícios que esse ensino podetrazer para o desenvolvimento e a sociabilidade dascrianças."
Ass: Grupo de Articulação Parlamentar Pró Música

Download do relatório proferido na data da votação
http://www.4shared.com/file/49991799/7fda88e8/relatorio_frank.html

Um abraço da equipe do EMJD

Um comentário:

♪♫ cissalv disse...

Na época da faculdade e hoje mesmo depois de formada, as discussões sobre a "sobrevivência" da música como área de conhecimento sempre estiveram nas nossas conversas entre colegas. O maior desafio de um recém formado educador musical é provar que a sua área de conhecimento é importante para o desenvolvimento do cidadão completo.
A arte é um dos mais potentes meios de expressar opinião e de modifica-la também. Basta ver os jovens e o que eles ouvem e o quanto essas influências são responsáveis por atitudes e formação de opinião. Discernir o que se ouve, filtrar os sons do nosso cotidiano, exige mais do que simplesmente sermões sobre isto é bom e aquilo é ruim, exige uma formação da consciência musical. Exemplos bons na música e na vida são aqueles que sabem o que não gostam e justificam isto com argumentos válidos e consistentes. Pra ouvir é preciso conhecer e para conhecer é preciso estudar e desenvolver ao menos o pensamento critico sobre algo.
Nossa luta sempre vai existir. Mostrar a música como uma área de conhecimento comum, como história, matemática, qualquer outra, mostrar que o músico é um profissional como qualquer outro e exige estudo e conhecimento sobre a sua área. Espero que este seja o começo de um reconhecimento da arte música e que os profissionais da área agarrem essa oportunidade e se mobilizem para mudar a imagem de nossa arte no Brasil.