SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!

"Música é vida interior..."

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rio Grande recebe o Violão Latino-americano de Lucio Yanel

A cidade de Rio Grande receberá no mês de Novembro um dos maiores nomes do violão latino-americano. O violonista argentino Lucio Yanel apresentará pela primeira vez em Rio Grande o espetáculo “Acuarela del Sur”. Com um repertório formado por chacareras, milongas, zambas, chamamés e outros gêneros sulinos, Yanel traz nas cordas de seu violão a essência da cultura musical do sul da América do Sul. O espetáculo é um gentil convite a um passeio imaginário pelo continente latino-americano. O violão de Lucio Yanel, ora tocado vigorosamente, ora sentimental e nostálgico, leva o público ao mais profundo da alma dos povos Ameríndios. “Será uma oportunidade ímpar para assistir um espetáculo único com um dos maiores violonistas do folclore sul-americano”, afirma o professor e violonista José Daniel. O violonista Lúcio Yanel, que já atuou ao lado de Astor Piazzolla, Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui realizou shows em diversos países ao longo de sua carreira como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e E.U.A., além de ter gravado mais de 100 discos ao lado de inúmeros artistas.
O show “Acuarela del Sur” com Lúcio Yanel será realizado no Teatro Municipal de Rio Grande no dia 18 de Novembro às 21 horas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no local do espetáculo. O evento é uma produção local, e está sendo realizado através da parceria entre a academia “Espaço Musical JD” e a produtora “Mundo Moinho” e tem a coordenação dos violonistas José Daniel e Alexandre Simon e do produtor Bruno Pires. O espetáculo conta com apoio da Supervisão Cultural da SMEC.

Lucio Yanel

Lucio Yanel atua como violonista, intérprete, autor, compositor, ator e folclorista. Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e E.U.A. Radicado no Brasil há quase 30 anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. Natural de Corrientes, na Argentina, o músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, sendo o violonista Yamandú Costa um dos nomes mais representativos da “escola violonística de Yanel”.
Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou em diversas ocasiões ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e António Tarrago Ross. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul como Gilberto Monteiro, Joca Martins, Luiz Marenco, Jayme Cateano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato Borghetti, Noel Guarany, Gaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges. Seus álbuns como violonista solo são: La del Sentimiento (1983), Guitarra Pampeana (1986), Aunque Vengan Degollando (1997), Acuarela del Sur (2003), Acuarela del Sur II (2006), Misterios del Chamame (2009) e Dois Tempos (2001) em parceria com seu discípulo Yamandú Costa. Ao lado de diversos artistas participou como violonista em mais de uma centena de discos e DVDs.


As premiações a que fez jus em distintas oportunidades são muitas, entretanto, destacam-se o Prêmio Açorianos 2001 de Melhor Disco Instrumental e Melhor Instrumentista Regional e outro Açorianos em 2004 como Melhor Disco Regional com o Acuarela del Sur. No ano de 2005, a Assembléia Legislativa do estado juntamente com a Associação dos Municípios e o Banrisul o lhe concederam o Destaque Cultural do Mercosul, lhe sendo entregue em solenidade oficial a comenda “Negrinho do Pastoreio”. Lúcio Yanel atuou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Neto Perde sua Alma e Lua de Outubro. Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano no seriado O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
Atualmente, o músico está lançando seu mais recente álbum, intitulado Mistérios del Chamamé.




Sitio de Lucio Yanel: www.lucioyanel.com.br

Nenhum comentário: